O professor deve planejar sua aula levando em conta a realidade da criança, percebendo suas carências, dificuldades, para proporcionar ao aluno o ambiente rico em materiais de diversas cores, texturas, para assim, desenvolver a criatividade e as percepções das crianças. Nessa fase da vida a criança deve ter liberdade e estimulo para que possa explorar o ambiente a sua volta e poder desenvolver o processo de construção do pensamento.
Com tudo o envolvimento nesse processo de aprendizagem não deve ser apenas do professor. É fundamental que haja uma parceria entre professor aluno e família, pois é nesse estágio, que a criança esta com o seu desenvolvimento emocional e afetivo em evidência.
Nas propostas pedagógicas para a infância, o jogo infantil tem sido de fundamental importância como recurso para a aprendizagem e o desenvolvimento, além de desenvolver os processos psicológicos. A criança desenvolve sua capacidade de memorização e expressão de diferentes elementos em diferentes linguagens.
Com a construção do brinquedo, confeccionado na aula do dia 14/06 podemos trabalhar vários conteúdos: Matemática, contando quantos anéis a cobra possui; ciências, trabalhando a taxonomia; geografia, trabalhando o ambiente com as diferenças entre o meio urbano e o meio rural; linguagem oral, utilizando a produção de textos elaboradas pelas próprias crianças; as dimensões trabalhando as texturas, como liso, áspero; além de trabalhar a expressão corporal, imitando a forma como o animal se move e se comporta.
As histórias Infantis como os contos de fadas, brincadeiras cantadas, são necessárias, para desenvolver a oralidade e ajudam no desenvolvimento de personalidade,pois através desses recursos vivenciam sentimentos tais como: a raiva, o medo,a rejeição,os ciúmes,as alegrias, aprendendo assim a lidar com eles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário